domingo, 15 de maio de 2011

Rituais de Lua cheia

A Wicca é uma religião de rituais e baseada na experiência vivida aqui e agora. Por mais livros que possamos ler para enriquecimento pessoal, estes só terão mesmo efeito se praticarmos mais e mais para aprofundar os nossos conhecimentos e assim o domínio da arte em si.
Da mesma forma, a Wicca é um religião relacionada com as rodas do ano, as quatro estações, os quadrantes (Norte, Sul, Este, Oeste) e oferendas aos Deuses nas diferentes fases da lua.
Assim sendo, os rituais que são relacionados com a conexão com os deuses tem o nome de Esbbats.
Tratam-se de rituais que visam o contacto com a Deusa mãe e o Deus de Chifres.

Como fazer:
Numa noite (por exemplo) de Lua Cheia, escolha o espaço onde vai realizar o seu ritual. Uma vez escolhido o espaço ( que de preferência deverá ser um local onde não seja incomodado para poder realizar o seu trabalho) tome um banho. Muitos Wiccans usam sal para se purificarem, pelo que poderá, se assim desejar, tomar banho normal com uso ao sal, mas poderá da mesma forma ser um banho simples. É considerado uma falta de etiqueta ir-se para um ritual sem um banho.
Depois do seu banho, escolha a roupa que vai vestir para realizar o seu ritual. Poderá vestir qualquer coisa confortável, menos lingerie, uma vez que não seria de bom tom comunicar-se com os deuses de lingerie.
Escolhida a sua roupa, desloque-se ao espaço destinado ao seu ritual. Não se esqueça do material necessário para o mesmo.

Uma vela branca ( colocada do lado esquerdo) para a Deusa
Uma vela vermelha ( colocada do lado direito) para o Deus
Incenso e incensório
Varinha ( feita de pau ou cristal)
Athame
Livro das Sombras ( para registar o seu ritual depois de feito)
Oferendas aos deuses, sendo que á Deusa oferecerá flores e ao Deus pinhas ou bolotas.

Material alternativo:
Poderá levar jóias com símbolos Wiccan, como um colar com um Pentagrama, anéis com símbolos mágicos ou outros que deseje, desde que não vá demasiado carregado/a.

Como fazer:
Antes de mais, relaxe se este for o seu primeiro Ritual. Não é nada que deva de levar a peito e com a maior seriedade. Tente descontrair, pensar que está a fazer isto para seu enriquecimento pessoal.
De seguida prepare o espaço. A limpeza do espaço é feita de duas formas: Limpando a varrer e lavar o espaço onde vai trabalhar e de seguida limpando espiritualmente o seu espaço, varrendo a energia para fora do local onde irá formar o seu circulo, podendo recorrer a um leque para afastar a energia negativa ou a mais, e salpicando o seu espaço com água e sal.
Depois da limpeza espacial sente-se com os seus materiais. Respire fundo e ligue-se á terra. Mantenha a coluna direita para poder sentir a energia da terra entrar por ela com maior facilidade. Sinta a energia deslizar pelos seus braços e pernas, por todo o seu corpo. Quando tiver absorvido a energia da terra sinta-se a iluminá-la lentamente á medida que respira. Atenção: Não elimine toda a energia. Deixe energia suficiente para si, para poder realizar o seu trabalho.
Uma vez ligado á  terra organize os seus materiais. Disponha as velas nos devidos locais. Meta o incenso com o devido suporte no centro para dar ambiente, e levante-se para formar o seu circulo. Não precisa de invocar os quadrantes, afinal trata-se apenas de um ritual com os Deuses.
Trace o seu circulo com o Athame na direcção dos ponteiros do relógio e vá sentindo a energia formar-se á medida que o faz. Poderá atribuir uma cor a essa energia e visualizar mentalmente essa cor enquanto traça o seu circulo. Seguidamente, uma vez o circulo traçado, mantenha-se direito e de pé, sinta essa energia levantar-se até formar uma bola com você e todo o material no seu interior. Visualize essa mesma energia.
Uma vez traçado o circulo acenda o incenso e dirija-se á vela da Deusa. Acenda-a e diga algo como:

Acendo esta vela para ti, ó grande Deusa, Senhora da Lua, Mãe de todas as coisas. O meu nome é ------------------------, e estou aqui para te ofertar estas flores, para te conhecer melhor e para ser tocada pela tua sabedoria.

Ofereça as flores á Deusa. Depois apresente-se. Pode falar de quem você é e porque decidiu seguir o caminho da Wicca. Depois faça uma pausa e sinta a Deusa entrar no seu circulo, mas não no seu corpo.

Seguidamente acenda a vela do Deus e diga algo como:

Acendo esta vela para ti, ó grande Deus, senhor do Sol e das Florestas, o meu nome é ------------------------------, e estou aqui para te oferecer estas bolotas/ pinhas, para te conhecer melhor e para ser tocada pela tua sabedoria.

Faça uma pausa, sinta o Deus conectar-se consigo no circulo, mas não no seu corpo. Se não sentir a presença dos deuses não se preocupe, o simples facto de estar a acender-lhes as velas e de os invocar já o torna presente para os mesmos.

Quando tiver terminado de falar e de receber as respostas dos seus deuses agradeça.

Agradeço grande Deusa, a tua dádiva e sabedoria
Agradeço grande Deus a tua dádiva e sabedoria

De seguida apague as velas, primeiro a da Deusa, depois a do Deus. No final desfaça o circulo indo na direcção oposta aos ponteiros do relógio, de forma a desfazê-lo.
Por fim ligue-se á Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário